Detalhes do Documento

Uma escala de avaliação da empatia: adaptação portuguesa do Questionnaire to As...

Autor(es): Veiga, Feliciano cv logo 1 ; Santos, Elisabete cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5328

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Empatia; Avaliação da empatia; Validação; Educação


Descrição
Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2010-2013. Neste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de empatia, ―A Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children‖ (QACEC), de Zoll e Enz (2010). A amostra envolveu 328 alunos do ensino básico de escolas de Lisboa, 4º e 6º anos, com sujeitos do género masculino e feminino. A escala apresentou bons índices de consistência interna. Numa análise de componentes principais com rotação varimax, foram identificadas duas dimensões, a afectiva e a cognitiva. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram correlacionados, no sentido esperado, com variáveis específicas (género, retenções, idade, ano de estudo desejado e habilitações escolares dos pais). Os resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam útil na investigação em psicologia e em educação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia