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Avaliação das aprendizagens: funções, formas e conteúdos

Autor(es): Santos, Leonor cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5316

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Aprendizagem em Matemática; Exames; Avaliação reguladora; Sistema de retenção


Descrição
Este artigo discute questões, algumas recorrentes ao longo do tempo, relacionadas com a avaliação. Em particular, no campo da avaliação externa, toma como ponto de partida os exames do 9º ano de escolaridade, questionando a sua fidelidade e adequação aos objectivos curriculares preconizados para o ensino e aprendizagem da Matemática. A nível da avaliação interna, questiona as práticas avaliativas de natureza reguladora, identificando razões que dificultam a sua concretização no quotidiano da sala de aula. Termina, problematizando a relação, ou sua inexistência, entre a avaliação externa e interna This paper discusses issues, some recurrent over time, connected with the assessment. In particular, in external assessment, takes as a starting point the 9th grade exams, questioning its fidelity and coherence to the curricular goals prescribed for the Mathematics teaching and learning. Concerning the internal assessment, its question the assessment formative practices, identifying reasons that make difficult its implementation in the daily life of the classroom. It ends, questioning the relationship, or its non-existence, between extern and internal assessment.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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