Detalhes do Documento

Dilemas e desafios da avaliação reguladora

Autor(es): Santos, Leonor cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5286

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Avaliação formativa; Questionamento oral; Feedback; Auto-avaliação


Descrição
Neste texto apresenta-se a evolução do conceito de avaliação formativa ao longo das últimas décadas. De seguida, são descritas e discutidas diversas práticas avaliativas de natureza reguladora possíveis de serem desenvolvidas no quotidiano do trabalho da sala de aula, em particular de Matemática. Por último, são discutidos alguns dos dilemas e obstáculos com que se confrontam os professores no terreno no que respeita a esta modalidade de avaliação. Esta discussão sustenta-se em investigação realizada nesta área e, muito em particular, nalguns primeiros resultados obtidos no trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto AREA. In this paper we show up the evolution of formative assessment concept along the last decades. Then, we describe several practices and we discuss some formative assessment possible of being developed in the classroom daily life, in particular in mathematics. For last, we discuss some of the dilemmas and obstacles with which the teachers are confronted in the field with regard to this kind of assessment. This discussion is supported in research carried out in this area and, in particular, in some first results obtained in the Project AREA.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia