Autor(es):
Veiga, Feliciano
; Melim, Ana Cristina
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5273
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Teachers’ citizenship behaviour; Teachers’ professionality-related behaviour; Immigration; Adolescence; Comportamentos de cidadania docente; Comportamentos de profissionalidade docente
Descrição
This study aimed to analyse the relationship between pupils’ representations of
teachers citizenship behaviours / professionality (CPD) and school years, taking into
consideration the nationality of the pupils’ family background (Portuguese versus
immigrants). The school variables were the pupils’ school year (7th, 9th and 11th grades)and their academic achievement. The sample consisted of 318 subjects from families with different nationalities, attending schools in Greater Lisbon, and of both sexes. The evaluation instrument used was the “Pupils’ representations of teacher’s professionality
behavior scale” (ERA-CPD), which, besides including the dimensions of a questionnaire by
Rego et al. (1999, 2003), — participation, practical orientation, awareness and courtesy —also contains new dimensions, namely interpersonality and management of rules, with previously studied psychometric qualities (Veiga et al., in press). In some of the observed situations, the analysis of the results showed significant differences in the ERA-CPD dimensions, according to the independent variables; such differences benefited to best classified groups. There was also an interaction effect between the school year variable and that of nationality. Finally results are discussed and compared to other investigations,
suggesting the need for further research that comprises other personal, school and family variables. Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos
alunos acerca dos comportamentos de cidadania / profissionalidade docente (CPD) e os
anos de escolaridade, atendendo à nacionalidade associada aos elementos do agregado
familiar dos alunos (portugueses versus imigrantes). As variáveis escolares consideradas
foram o ano de escolaridade (7º, 9º e 11º), e ainda o rendimento escolar dos alunos. A
amostra foi constituída por 318 sujeitos de famílias com diferentes nacionalidades, de
escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos de ambos os sexos. Como instrumento de
avaliação, foi utilizada a “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos
de profissionalidade docente”, ERA-CPD, que, para além de incluir as dimensões de um
questionário de Rego e outros (1999, 2003), — participação, orientação prática,
conscienciosidade e cortesia — contém novas dimensões, especificamente a
interpessoalidade e a gestão das normas, com qualidades psicométricas já estudadas (Veiga
et al., no prelo). A análise dos resultados permitiu observar, em algumas das situações
consideradas, diferenças significativas nas dimensões da ERA-CPD, em função das
variáveis independentes, apresentando-se tais diferenças favoráveis aos grupos melhores
classificados. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável ano de escolaridade
com a variável nacionalidade. O estudo termina com a discussão dos resultados e sua
comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas,
em função de outras variáveis, pessoais, escolares e familiares.