Author(s):
Fonseca, Isabel
; Veiga, Feliciano
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5265
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Bullying; Disrupção escolar
Description
Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada na Universidade de Lisboa, com o título Bullying e violência escolar em países europeus: Elementos comparativos, sendo orientada pelo segundo autor Este estudo teve como objectivo geral investigar aspectos do bullying e dos
comportamentos disruptivos dos alunos, em escolas de países europeus (Finlândia, Itália,
Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia). Foram conduzidos dois tipos de estudo, no
âmbito de um projecto Comenius. O estudo 1, com vista a analisar as percepções dos
professores acerca da violência escolar e do impacto de um projecto contra o bullying
desenvolvido no âmbito do programa Comenius; o estudo 2, com vista a avaliar o
envolvimento dos alunos no bullying e em comportamentos disruptivos, tendo sido
utilizada uma versão reduzida da “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos”
(EDEP). A análise dos resultados permitiu verificar que, no que respeita ao estudo 1, os
professores exprimiram opiniões diversificadas acerca do que ocorre nos seus países e
consideraram positivo o impacto do projecto contra o bullying. Quanto ao estudo 2, e para
além de uma análise dos resultados por país, encontraram-se quantidades específicas de
comportamentos na generalidade dos países envolvidos. Para além dos comportamentos
descritivos apresentados, aparece salientado que o projecto referido conduziu a resultados
positivos.