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Violência escolar e bullying em países europeus

Autor(es): Fonseca, Isabel cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5265

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Bullying; Disrupção escolar


Descrição
Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada na Universidade de Lisboa, com o título Bullying e violência escolar em países europeus: Elementos comparativos, sendo orientada pelo segundo autor Este estudo teve como objectivo geral investigar aspectos do bullying e dos comportamentos disruptivos dos alunos, em escolas de países europeus (Finlândia, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia). Foram conduzidos dois tipos de estudo, no âmbito de um projecto Comenius. O estudo 1, com vista a analisar as percepções dos professores acerca da violência escolar e do impacto de um projecto contra o bullying desenvolvido no âmbito do programa Comenius; o estudo 2, com vista a avaliar o envolvimento dos alunos no bullying e em comportamentos disruptivos, tendo sido utilizada uma versão reduzida da “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos” (EDEP). A análise dos resultados permitiu verificar que, no que respeita ao estudo 1, os professores exprimiram opiniões diversificadas acerca do que ocorre nos seus países e consideraram positivo o impacto do projecto contra o bullying. Quanto ao estudo 2, e para além de uma análise dos resultados por país, encontraram-se quantidades específicas de comportamentos na generalidade dos países envolvidos. Para além dos comportamentos descritivos apresentados, aparece salientado que o projecto referido conduziu a resultados positivos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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