Detalhes do Documento

Atitudes dos Professores face a Si-mesmo: Estudo Confirmatório da “Escala de Av...

Autor(es): Veiga, Feliciano cv logo 1 ; Gonçalves, Virgílio cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5263

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Autoconceito profissional; Autoconceito; Escala de avaliação


Descrição
Este artigo baseia-se, em parte, no estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do segundo autor, cuja dissertação, com o título “Autoconceito profissional dos professores”, foi orientada pelo primeiro autor. Este estudo dá conta de elementos confirmatórios das qualidades psicométricas da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional dos Professores” (EAPP), previamente elaborada em contexto português (Veiga et al, 2003). O presente estudo retomou a aplicação da escala EAPP, com 36 itens, a uma amostra de 251 professores, de diferentes grupos e de diferentes níveis de educação. No estudo psicométrico da escala, fez-se a análise factorial de componentes principais com rotação varimax — que confirmou os quatro factores esperados; procedeu-se, ainda, à determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos, sendo a variância total explicada de 42,93%. No que respeita ao estudo da validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na escala EAPP e os resultados na escala “Teacher Self-concept Evaluation Scale” (TSCES) — outra escala de avaliação do autoconceito profissional dos professores, de Villa e Calvete (2001), recentemente adaptada para Portugal (Veiga et al, 2006) —, com correlações significativas entre as duas escalas. Também significativas foram as correlações entre as dimensões da EAPP e cada uma das variáveis “envolvimento do professor na promoção dos alunos” e “competências para lidar com a indisciplina”, corroborando o estudo inicial. Os resultados confirmam as propriedades psicométricas da escala; os elementos apresentados são consistentes e especificam as qualidades da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional dos Professores” (EAPP), para diferentes grupos, bem como a sua utilidade para a investigação e para o estudo dos professores. Uma nova escala, resultante dos melhores itens da EAPP e da TSCES, poderá constituir um posterior estudo acerca do autoconceito profissional dos professores.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia