Document details

Educação e Memória. Arquivos e museus: desafios à prática educativa e à investi...

Author(s): Magalhães, Justino cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5050

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação; História; Memória; Historicidade


Description
Retomo aqui, com carácter exploratório, o debate sobre Educação e Memória, que abri com a Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade de História da Educação Brasileira, em Goiânia, e que terá seguramente outros desdobramentos, em futuras reflexões. Estamos mergulhados na história. Se vivemos hoje uma grande instabilidade, ela fica a dever-se fundamentalmente à nossa condição dupla de educandos e de sujeitos da História. A história é a ciência da memória, que, através da educação, sob a forma de rememoração, experiência e significado, se actualiza e substantiva. A memória histórica é propriedade colectiva e faculdade individual.É sobre a modalidade de educação que as memórias institucionais, colectivas e individuais, sendo património se convertem em activo cultural e pedagógico. A tese que aqui procuro sedimentar e ilustrar é a de que, sendo o presente educacional um momento axial, centrado no sujeito e dando curso a uma dialéctica entre o efémero e o permanente e a uma experiência, transformacional e simbólica, enraizada no passado mas com sentido de futuro, nele se cruzam e, em boa parte, se sobrepõem, os planos sócio-cultural e espácio-temporal da coetaneidade e da historicidade. O sujeito educativo é historiológico e histórico.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU