Autor(es):
Veiga, Feliciano
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4801
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Autoconceito; Escala de avaliação; Adolescência; Imigração
Descrição
O presente estudo vem acrescentar novos elementos aos que, já em anterior
trabalho, havíamos apresentado acerca da escala de autoconceito — Piers-Harris
Children´s Self-concept Scale (PHCSCS), de Piers (1988) —, numa adaptação à população
portuguesa (Veiga, 1989). A amostra foi constituída por 318 sujeitos de diferentes anos de
escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos de ambos
os sexos e de diferentes nacionalidades. O estudo psicométrico da escala abrangeu a análise
factorial de componentes principais com rotação varimax — que, também no presente
estudo, evidenciou seis factores específicos (comportamento, estatuto intelectual e escolar,
atributos e aparência física, ansiedade, popularidade e satisfação-felicidade) — e a
determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos de alunos. São
apresentados vários elementos estatísticos de interesse, como a média e o desvio-padrão
para diferentes grupos (por ano de escolaridade e nacionalidade); relativamente à validade
externa, considerou-se, ainda, a relação entre os resultados obtidos no PHCSCS e as
pontuações no instrumento Self-Concept as a Learner Scale, anteriormente adaptado para
Portugal (Veiga, 1996), tendo surgido elevadas correlações. Os elementos apresentados
mostraram-se consistentes com os da versão original do PHCSCS, corroboram os elementos
do trabalho anteriormente referido, mostram-se consistentes com as investigações que,
também no nosso país, têm utilizado esta escala, e salientam, agora de uma forma mais
ampla e consistente, as qualidades do PHCSCS em diferentes grupos de sujeitos, bem como
a sua utilidade para a investigação e para a intervenção educacional.