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Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsia...

Autor(es): Reis, Pedro cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4724

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Desenvolvimento profissional; Natureza da ciência; Actividades de discussão; Controvérsia; Questões sócio-científicas; Educação em ciência


Descrição
Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades. O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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