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Arte e alteridade : confluências da arte cristã na Índia, na China e no Japão, ...

Author(s): Lopes, Rui Oliveira, 1979- cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4686

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2011; Iconologia; Arte religiosa; Miscigenação; Alteridade; Cristianismo; Descobrimentos


Description
Tese de doutoramento, Belas-Artes (Ciências da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2011 Os Descobrimentos Maritimos Portugueses, a partir da primeira metade do seculo XV, deram lugar a uma nova Era e proporcionaram um dialogo cultural e religioso com diferentes povos em Africa, na Asia e na America. A diversidade cultural e religiosa na India, na China e no Japao, com as quais os missionarios e mercadores europeus tiveram contacto, resultou numa tomada de consciencia do outro civilizacional e na partilha de experiencia. Neste dialogo intercultural e interreligioso, a representacao visual das narrativas sagradas tornou‐se uma ponte para um entendimento mutuo e permitiu o reconhecimento de um imaginario comum. Os missionarios europeus usaram a arte para explicar as Escrituras Sagradas, o significado da iconografia crista e para descrever as vidas dos santos aos soberanos locais e tambem aos seus subditos, esperando, assim, converte‐los ao Cristianismo. Nesta tese de doutoramento iremos focar o nosso estudo sobre os processos de confluencia entre a arte crista e a arte religiosa da India, da China e do Japao; de que forma os missionarios europeus e os artistas locais fundiram elementos iconograficos da arte crista e das artes locais; de que forma os missionarios europeus procuraram compreender a arte religiosa da Asia de modo a estabelecerem paralelos com o imaginario cristao e, finalmente, de que modo as relacoes entre a arte crista e a arte religiosa da Asia deram lugar a novas formas artisticas. The Portuguese maritime discoveries, since mid‐fifthteen century, gave rise to a new Era and prompted cultural and religious dialogue with different civilizations throughout Africa, Asia and America. The cultural and religious diversity in India, China and Japan, with which European missionaries and merchands became aware, results in the consciousness of the other and the sharing experience. In this intercultural and interreligious dialogue, visual representation of sacred narratives became a bridge to mutual understanding and to recognition of a common imaginary. European missionaries used art to explain sacred scriptures, the meaning of Christian iconography and describe saint’s lives to local sovereigns and theirs subjects, hopeful to convert them to Christianity. In this thesis I will focus the processes of artistic confluence between Christian and Asian religious art; how European missionaries and local artists assemble Christian and Asian religious iconography; how did European missionaries attempted to understand local religious iconography to establish a parallel with Christian imagery and, finally, how all these relations between Christian and Asian religious art gave birth to new artistic forms.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Fernando António Baptista, 1953-
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