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Concepções sobre os cientistas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico: “Poções,...

Autor(es): Reis, Pedro cv logo 1 ; Rodrigues, Sara cv logo 2 ; Santos, Filipa cv logo 3

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4618

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Natureza da ciência; Concepções de alunos; Desenhos de cientistas; Histórias sobre cientistas; Narrativas; Educação em ciência


Descrição
Actualmente, a compreensão da natureza da ciência é considerada um aspecto essencial da literacia científica, indispensável à avaliação informada, crítica e responsável das propostas científicas e tecnológicas (Cachapuz, Praia e Jorge, 2002; Millar e Osborne, 1998). O presente trabalho descreve um estudo qualitativo das concepções acerca da natureza da ciência de um grupo de 48 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (2º e 4º anos de escolaridade). Através da análise de conteúdo dos enredos de histórias e de desenhos sobre o trabalho de cientistas, elaborados pelos alunos, identificaram-se possíveis concepções acerca do empreendimento científico e da actividade dos cientistas. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a alguns participantes com o intuito de discutir algumas ideias incorporadas nesses documentos. Esta investigação permitiu constatar as potencialidades deste dispositivo metodológico no diagnóstico das concepções dos alunos sobre as características, a actividade e as motivações dos cientistas. Verifica-se que para a maioria dos participantes, a realidade da ciência consiste num conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicação social. Constata-se, ainda, a ausência de qualquer tipo de intervenção da escola na análise crítica dessas ideias e na discussão de aspectos da natureza da ciência. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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