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A gestão curricular em Matemática

Autor(es): Nunes, Cláudia cv logo 1 ; Ponte, João Pedro da cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4527

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Prática profissional; Gestão curricular; Mudança curricular; Manuais; Avaliação


Descrição
Este artigo analisa de que forma o professor faz a gestão do currículo de Matemática, em especial como utiliza o manual escolar no planeamento da sua prática lectiva e a avaliação para regular o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativa. A recolha de dados inclui observação participante, entrevistas e recolha documental. Os resultados indicam que a gestão do currículo no contexto do grupo pode gerar tensões, em particular quando o professor toma decisões para a sua prática que divergem das tomadas no grupo. Mostram, igualmente como o professor gere o currículo compatibilizando as expectativas dos diferentes actores educativos (alunos e encarregados de educação) e as suas próprias expectativas. The paper aims to analyze how a mathematics teacher manages the curriculum, especially using the textbook to plan his practice and the assessment to regulate mathematics teaching and learning. This is a qualitative and interpretative case stud. Data collection includes participant observations, interviews and documents. The results show that curriculum management in the context of the group may generate tensions, in particular when the teacher makes decisions for his/her practices that diverge from those assumed by the group. They also show how the teacher manages the curriculum adjusting the ex-pectations of different educational actors (students and parents) and his/her own expectations.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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