Detalhes do Documento

O papel da motivação na construção da aprendizagem

Autor(es): Figueiredo, Liliana cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4151

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Motivação para a aprendizagem; Motivação intrínseca; Ensino de línguas estrangeiras; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Germanísticos, 2011 O presente relatório científico assenta na importância da «motivação» como factor essencial para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Quando motivados intrínseca e/ou extrinsecamente, esta aprendizagem revela-se enriquecedora e com sentido. Os motivos para aprender uma língua estrangeira podem residir no gosto genuíno que se sente pela mesma e pela possibilidade em comunicar nessa língua: motivação intrínseca e integrativa. As razões para a sua aprendizagem podem igualmente prender-se com a utilidade que a mesma demonstra ter, como oportunidade para a obtenção de melhores resultados académicos e profissionais: motivação extrínseca e instrumental. O professor tem como função principal guiar e orientar os alunos na concretização de tarefas que os colocam como os sujeitos centrais no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para elevar a sua motivação. A planificação deve incluir uma diversidade de materiais que contemplem os diferentes tipos de aprendentes, de modo a que desenvolvam as suas capacidades e competências. Os métodos de ensino devem integrar actividades que fomentem a participação activa dos aprendentes, tendo em conta as suas vivências e expectativas, bem como interesses e motivação. This scientific report is based primarily on the importance of motivation as an essential factor in second language learning. Motivation, both intrinsic and extrinsic, is an enriching learning facilitator. The motives which belie second language learning may be due to a genuine liking of the language in focus and the desire to be able to communicate in the same: integrative and intrinsic motivation. The reasons for learning this language may be of a functional nature. It may be a useful language for obtaining better academic and professional results: extrinsic and instrumental motivation. The teacher‟s primary role is that of guide inasmuch as he/she places the student in the central learning position thereby contributing to their motivation. Lesson plans should include a diversity of materials which take into consideration different types of learners so that they may develop their capacities and competences. Teaching methods should integrate activities which stimulate learners‟ active participation bearing in mind their lives and expectations as well as their interests and motivation.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sieberg, Bernd, 1952-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia