Detalhes do Documento

Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4088

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Impact of research and practice; Teachers’ practices; Curriculum change; Students’ learning; Práticas profissionais; Aprendizagem; Mudança curricular; Mathematics; Matemática; Teoria-Prática


Descrição
Bridging the gulf that tends to persist between research in mathematics education and mathematics teaching practice is a timely issue. This comment addresses the impact of research not only on teachers’ practices and the curriculum, but also on students’ practices, teacher education practices, the educational market, and the society at large. It argues that for research to bring about changes in mathematics teaching and learning we need to act at a systemic level. It also argues that if we want to have a real influence on practice, we need to see that as a problem on itself. It concludes indicating that our con-fidence in the power of research to understand phenomena and intervene in practice must be combined with an attitude of social responsiveness, working closely with different social partners and being critical and reflective about what we do. Tapar o fosso que tende a persistir entre a investigação na educação matemática e a prática de ensino é uma questão urgente. Este comentário debruça-se sobre o impacto da investigação não apenas nas práticas de ensino dos professores e no currículo, mas também nas práticas dos alunos, nas práticas de formação de professores, no mercado educacional, e na sociedade em geral. Argumenta que, para que a investigação traga mudanças no ensino e na aprendizagem da Matemática, é necessário agirmos ao nível sistémico. Também argumenta que, se quisermos ter uma influência real na prática, precisamos de ver que isso constitui um problema em si mesmo. O artigo conclui indicando que a nossa confiança no poder da investigação para compreender os fenómenos e intervir na prática deve ser combinado com uma atitude de responsabilidade social, trabalhando estreitamente com diferentes parceiros sociais e sendo críticos e reflexivos em relação ao nosso próprio trabalho.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Inglês
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia