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O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4086

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Paradigma; Colaboração; Paradigm; Collaboration; Formação de professores; Teacher education; Practitioner Research; Metodologia de investigação


Descrição
Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muitos deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação. In their practice, professionals of education face countless problems, some of which of high complexity. Instead of waiting for solutions coming from the outside, many of them are trying to research directly those problems. This paper discusses the features of such kind of research. The discussion is illustrated by the journey of a group of mathematics teachers and teacher educators from several school levels, based in symbolic interactionism. However, the proximity between subject and object rises to the researcher that studies his/her own practice specific problems, quite different from those that face the researcher that studies alien cultures. The paper analyses this and other epistemological, methodological, and ethical problems that are involved in this kind of research and discusses its potentialities as a form of construction of valid knowledge about education.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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