Autor(es):
Oliveira, Gonçalo Graciano Cardoso de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4066
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da física; Ensino da química; Energia; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 Com este trabalho pretendeu-se conhecer as dificuldades sentidas pelos alunos durante a realização de tarefas de investigação, as competências desenvolvidas por eles e a avaliação que estes fazem relativamente ao uso dessas tarefas, implementadas na sub-unidade 1, intitulada “Energia – Do Sol para a Terra”, do programa de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade.
Para atingir as finalidades propostas, optou-se por utilizar uma metodologia qualitativa, por se pretender descrever e interpretar as reacções dos alunos da turma, no seu ambiente natural, quando são implementadas as tarefas de investigação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos pelos alunos. Participaram no estudo 28 alunos, do 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, inseridos numa escola urbana do distrito de Setúbal.
No processo de análise, organizou-se os dados recolhidos em categorias, de acordo com as questões orientadoras do estudo. Durante a leccionação da sub-unidade verificou-se que os alunos sentiram dificuldades em compreender o objectivo das tarefas, em interpretar textos ou vídeos, em pesquisar e seleccionar informação necessária, a planificar uma estratégia de resolução do problema colocado na tarefa, em gerir o tempo e a reflectir sobre o trabalho. Os resultados indicaram também que os alunos desenvolveram competências de autonomia, de aquisição de conhecimento substantivo, de pesquisa e síntese, de planificação de estratégias, de tomada de consciência de problemas globais e de comunicação e argumentação. Mais ainda, os alunos avaliaram as tarefas como sendo uma boa estratégia de ensino, valorizaram a existência de uma boa relação com o professor e demonstraram, de um modo geral, gosto pela realização deste tipo de tarefas. This study aims at knowing the difficulties felt by the pupils, the competences developed and the evaluation made by them, relating to the use of the scientific inquiry, on the first unit, untitled “Energia – Do Sol para a Terra”, of the Physics and Chemistry A 10th grade curriculum.
It was used a qualitative methodology, for a better description and interpretation of the pupils’ reactions, in their natural environment, when scientific inquiry is used. For data gathering was used the naturalistic observation, interviews and pupils’ written documents. The study was carried on a 28 pupils’ class, of the 10th grade, with ages between 15 and 19, in a Setubal school.
Data was organized in categories, according to the study’s guide questions. After data gathering and treatment, it was noticed that the pupils felt difficulties in understanding the inquiry’s goals, in interpreting texts and videos, in researching and selecting information, in planning a problem solving strategy, in managing time and reflecting about their work. On the other hand, it was noticed that the pupils developed competences referring to autonomy, knowledge acquisition, planning strategies, skills of research, synthesizing, communication and argumentation and realized the existence of global problems. Moreover, the pupils evaluated the inquiry as a good teaching strategy, gave value to a good relation between the teacher and the pupils and, in a general way, showed appreciation in executing this kind of tasks.