Autor(es): 
		  					
		  					Pintassilgo, Joaquim  
 
		  					
		  					
							
		  					Data: 2007 
		  					
		  					
							Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4014
							
		  					Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
							
		  					Assunto(s): República; Educação Nova; Cidadania
							
						 
	  					
	  					
	  					
	  						Descrição
	  						A Revista de Educação Geral e Técnica (1911-27 e 1934-35), cuja existência coincidiu, em boa medida, com a da 1ª República portuguesa (1910-1926), foi o órgão da Sociedade de Estudos Pedagógicos (fundada em 1910), instituição que reuniu um conjunto importante de intelectuais e educadores, os quais procuraram, através da reflexão e do debate, contribuir para a estruturação do campo pedagógico português tendo como referentes o ideário e as práticas da Educação Nova e o novo contexto republicano. Nas comunicações apresentadas nas sessões periódicas da sociedade (e depois publicadas na revista) e nos debates então travados as referências à temática da educação moral e cívica, no âmbito do projecto de educação integral dos jovens cidadãos do futuro, são uma constante, gerando diferentes posicionamentos dos membros da sociedade em relação a questões como o ensino directo da moral e do civismo, o self-government, as festas cívicas, a instrução militar e o escutismo. São esses diferentes posicionamentos, centrados na relação entre a República, a Educação Nova e a cidadania, que procuraremos explorar no presente texto, na tentativa de caracterizar o conteúdo do projecto de formação do cidadão que lhes estava subjacente. Utilizaremos como fonte deste trabalho a colecção da revista, incluindo os artigos publicados, os relatórios das direcções e as actas das sessões.