Autor(es):
Pintassilgo, Joaquim
Data: 2002
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4001
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino liceal; Liceu; Estado Novo; Imprensa
Descrição
A presente comunicação tem por objectivo analisar as representações dos professores de liceu sobre eles próprios e sobre a profissão, tal como são veiculadas pela imprensa pedagógica. Utilizaremos como fontes as duas principais revistas de educação dirigidas para o ensino liceal e escritas por professores – Labor (1926-1973) e Palestra (1958-1973). O período em análise abrange, no essencial, o chamado Estado Novo português, um período difícil e contraditório, por via dos constrangimentos político-ideológicos, no que se refere à afirmação da profissionalidade docente.
São palavras-chave deste estudo as seguintes: profissional, artesão, intelectual, representações, deontologia, identidade, autonomia, controlo, papel social e métodos pedagógicos. Será utilizada a literatura recente sobre a profissão docente e, designadamente, sobre o pensamento dos professores no sentido de esclarecer o percurso passado da profissão e no pressuposto de que a (re)construção da sua memória é uma condição importante da afirmação da identidade profissional dos professores.
Estudar-se-ão os seguintes assuntos e problemas: Quais as categorias que melhor permitem descrever os professores, tal como eles próprios se representam através dos discursos produzidos na imprensa pedagógica? Em que medida se vai ou não manifestando uma consciência profissional e deontológica? É visível o propósito de construção de uma identidade profissional? Até que ponto é o discurso dos professores um discurso próprio? Qual a relação estabelecida entre o controlo da profissão por parte do poder/saber estabelecido e a concretização de uma relativa autonomia científica e pedagógica? Qual o papel social e cultural em que os professores se investem? Qual o perfil de competências em que eles se revêm? Quais os seus pressupostos pedagógicos e que sentidos são atribuídos às suas práticas de ensino? Que consciência se manifesta quanto à importância da aquisição de saberes especializados? Expressa-se, de alguma forma, a preocupação com a necessidade de reflectir sobre a experiência profissional? A resposta a estas questões permitir-nos-á caracterizar a forma como se desenvolveu, para o período em questão, o processo de profissionalização dos professores de liceu portugueses.