Autor(es):
Matos, Ana
; Ponte, João Pedro da
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3973
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Álgebra; Pensamento algébrico; Variáveis; Tarefa; Tasks; Algebraic Thinking
Descrição
Este estudo aborda a relação entre a resolução de tarefas de investigação e exploração, envolvendo relações funcionais, e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8.º ano, dando especial atenção ao modo como estes interpretam e utilizam a linguagem algébrica. A metodologia, de
índole qualitativa e interpretativa, é baseada em dois estudos de caso de alunos que viveram uma unidade de ensino de 16 aulas, que incluiu os temas sequências de números, funções e equações do 1.º grau. A
recolha de dados envolveu duas entrevistas (uma realizada antes e outra depois da unidade de ensino), a observação participante de aulas pela professora, registada no seu diário de bordo, e os registos escritos pelos alunos. Os resultados da investigação sugerem que a ênfase no estudo de relações funcionais, com
base em tarefas de exploração e investigação, promove o desenvolvimento de significado para a linguagem algébrica e a construção de uma visão mais ampla sobre o uso da símbolos. This study analyses the relationship between solving exploratory and investigation tasks
involving functional relationships and the development of algebraic thinking in grade 8 students, giving special attention to the way they interpret and use the algebraic language. The methodology, qualitative
and interpretative, is based in two case studies of students involved in a teaching unit of 16 classes which included the study of numerical sequences, functions and first degree equations. The data collection involved two interviews (one carried before and the other after the teaching unit), the participant observation of the classes by the teacher, registered in her diary, and gathering of students’ written records. The
results show that the emphasis in the study of functional relationships based on exploratory and investigative tasks promotes the development of meaning for the algebraic language and the construction of a wider vision regarding the use of symbols.