Autor(es):
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3571
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias educativas; Formação de professores; Auto-eficácia; Teses de doutoramento - 2011
Descrição
Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Este estudo assume como foco central de análise a integração educativa das tecnologias, olhando-a sob a perspectiva dos professores e, em particular, nas suas concepções e práticas. A preocupação com os professores e a eleição dos mesmos como objecto de estudo, decorre do facto de se considerar que, em tempos de mudança e reestruturações tais como aquelas a que actualmente se assiste a educação - a modernização tecnológica do sistema de ensino - as instituições escolares terão que considerar de forma prioritária os seus professores, na medida em que estes são o único capital estável de que as escolas dispõem. Dada a complexidade da problemática, procura-se circunscrever a investigação à análise do modelo teórico sustentador do Plano Tecnológico da Educação no qual a utilização educativa das TIC no contexto escolar é descrita como consequência da interacção entre três factores: o acesso, competências, motivação. O problema em estudo centra-se na procura de dados relevantes que permitam promover níveis crescentes e sustentados de utilização das tecnologias por parte dos professores baseando-os em auto-percepções de eficácia na actuação com as mesmas. Com uma abordagem metodológica assente em métodos quantitativos de recolha e análise de dados, o estudo integra a participação de 738 professores do ensino básico e secundário, aos quais foram aplicados escalas de self-report no domínio da auto-eficácia docente, da utilização das tecnologias e da formação na área das TIC. As conclusões do estudo apontam para o reconhecimento de que as diferentes variáveis em consideração (acesso, formação, auto-eficácia e utilização das tecnologias) evidenciam formas diferenciadas de relação entre si, concorrendo de forma distinta para o modelo teórico em análise. Constata-se igualmente que o modelo em causa, revela limitado poder explicativo na predição do uso das tecnologias no contexto escolar nacional e que consequentemente modelos mais abrangentes necessitam ser considerados. The focus of this study is on the analysis of ICT integration in education, which is seen from teachers' perspective, and in particular, on the way it is present in their conceptions and practices. Choosing teachers as object of study is justified by the fact that considering this time of drastic changes and restructuring actions - such as those being implemented in education as the technological modernization of the educational system - the school will have to reconsider and involve teachers, because they are the only stable capital that schools really have. Given the complexity involved, we try to confine the investigation to the analysis of the theoretical model that sustains the National Technological Plan for Education in Portugal in which the fully integration of ICT in school practices is described as a consequence of the interaction between three factors: access, skills and motivation. The research problem focuses on the search and organization of relevant data to enable and promote increasing and sustainable levels of ICT use in teachers‘ practices, also based on the positive self-efficacy beliefs regarding ICT use. With a methodological approach based on quantitative methods of data collection and analysis, the study involved 738 primary and secondary school teachers as participants. To these teachers self-reports scales, organized in a single online questionnaire, were applied, specifically Computer self-efficacy scale, Teacher´s Technology Use Scale and ICT training scale. As essential findings this study points to the recognition that different variables taken into account (access, training, self-efficacy and use of technology) show a variety of relationships among them, and contribut differently to the theoretical model. It is also noted that the theoretical model reveals a limited explanatory power in predicting the use of technologies within the national school and consequently more comprehensive models should be considered.