Autor(es):
Rocha, Alexandra
; Ponte, João Pedro da
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3409
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Investigações matemáticas; Mathematical investigations; Aprendizagem; Learning; Atitudes; Attitudes
Descrição
Este estudo tem por objectivo verificar o alcance da realização de um conjunto de investigações
matemáticas junto de alunos do 7.º ano de escolaridade. Em especial, pretende-se saber se os alunos
evidenciam novos conhecimentos e capacidades matemáticas e novas concepções e atitudes em relação à
Matemática e à sua aprendizagem nesta disciplina. Trata-se de um estudo sobre a prática profissional, de
natureza qualitativa-interpretativa, baseada em dois estudos de caso de alunos de diferente nível de
desempenho. Os dados foram recolhidos por observação participante, entrevistas, questionários e
documentos produzidos pelos alunos. Os resultados evidenciam que a realização de investigações
matemáticas constitui uma situação nova para os alunos, que mostram compreender de forma progressiva
o seu papel neste tipo de tarefa. Apesar de ambos os alunos fazerem em certos momentos raciocínios que
constituem provas matemáticas, nenhum deles chega a desenvolver uma compreensão clara da
necessidade da demonstração. Na realização das tarefas propostas ambos tiram partido dos seus
conhecimentos matemáticos prévios e mostram aprender diversos conceitos. Além disso, ambos mostram
adesão a este tipo de tarefa, que sentem favorecer a sua aprendizagem. Sem abandonar muitos dos traços
da sua visão da Matemática, passam a vê-la de modo mais dinâmico e a ver-se a si próprios num papel
mais activo na exploração de situações matemáticas. O estudo mostra a necessidade de experiências mais
continuadas e aprofundadas, recorrendo a uma maior diversidade de tarefas, para promover aprendizagens
e mudanças mais profundas nas concepções dos alunos. This study aims to verify the effects of carrying out a set of mathematical investigations in
grade 7 students. In special, it seeks to know if students show the development of new mathematical
knowledge and abilities and new conceptions and attitudes regarding mathematics and mathematics
learning. It is a de qualitative-interpretative study about professional practice, based in two case studies of
students of different achievement level. Data was collected by participant observation, interviews,
questionnaires and documents produced by students. The results show that carrying out mathematical
investigations is a new situation for students that show to understand in a progressive way their role on
this kind of task. Even though both students do in some moments reasoning that constitute true
mathematical proofs, none of them comes to a clear understanding of the need of proving. In carrying out
the proposed tasks both use their previous mathematical knowledge and show that they learned several
concepts. Furthermore, both show they appreciate this kind of task that they feel favours their learning.
Without giving up many of their traces of their vision of mathematics, they come to it in a more
dynamical way e to see themselves in a more active role in exploring mathematical situations. The study
shows the need for more continued and deeper experiences, using a greater diversity of tasks, to promote
deeper leaning and change of conceptions students.