Detalhes do Documento

Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana So...

Autor(es): Matos, João Filipe cv logo 1

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3175

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Perspectiva socio-cultural; Vygotsky; Educação matemática


Descrição
Nos últimos dez anos tem estado presente na investigação em educação matemática (e de forma crescente) uma perspectiva que se assume de natureza socio-cultural, inspirada fundamentalmente em Vygotsky e nalguns autores nesta mesma linha. Este movimento de apropriação de ferramentas conceptuais originárias do campo da Psicologia, por parte dos educadores matemáticos com vista à análise de diversos problemas de investigação sobre o ensino e aprendizagem matemática é visível por exemplo nos relatórios que são apresentados anualmente no congresso do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). A partir de uma análise dos trabalhos mais significativos divulgados nos últimos dez anos através do grupo PME, nesta comunicação são colocadas à discussão algumas questões acerca do papel que a abordagem socio-cultural inspirada em Vygotsky tem tido na evolução da investigação em educação matemática e é traçado um quadro das tendências actuais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia