Document details

Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico

Author(s): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Sousa, Hélia cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3174

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Currículo; Curriculum; Professores de Matemática; Mathematics Teacher


Description
Apresentamos, numa primeira parte, as ideias fundamentais do novo Programa de Matemática do Ensino Básico, dando especial atenção às finalidades e objectivos gerais, bem como às capacidades transversais propostas – resolução de problemas, raciocínio matemático e comu-nicação matemática. Analisamos, também, o significado e alcance das principais orientações no âmbito dos temas matemáticos do programa, nomeadamente, promover o desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, do pensamento algébrico e da literacia estatística. Numa segunda parte, analisamos a forma como o programa pode servir de instrumento de efectiva renovação do ensino da Matemática, considerando o trabalho na sala de aula (natureza das tarefas, comunicação), a planificação e a gestão curricular realizada pelos professores e a organi-zação do trabalho nas escolas. Procuramos mostrar que, desde que se reúnam as necessárias condições, este novo programa de Matemática pode contribuir para um importante salto qualita-tivo no ensino desta disciplina no nosso país.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU