Author(s):
Montenegro, Monique, 1986-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3149
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de professores - Portugal; Enriquecimento curricular; Necessidades de formação; Ensino do inglês; Teses de mestrado - 2010
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Este trabalho teve como foco privilegiado o estudo das necessidades de
formação dos professores de Inglês nas Actividades de Enriquecimento Curricular.
Procuramos apreender o mundo subjetivo das dificuldades vividas, dos desejos e
dos interesses de mudança e desenvolvimento de sete professoras de Inglês do 1º
Ciclo. Procuramos ainda conhecer as concepções que os professores têm acerca
das Actividades de Enriquecimento Curricular e as representações sobre a
formação recebida e desejada nesta área.
Desenvolvemos um estudo exploratório, de natureza qualitativa e que teve
como base metodológica de recolha de dados a entrevista semi diretiva, realizada
com sete professoras, de dois agrupamentos da cidade de Lisboa, que lecionam
Inglês dentro da política curricular das AEC.
Os resultados a que chegamos neste estudo evidenciaram áreas
problemáticas vividas pelos entrevistados nas suas atividades profissionais,
permitindo satisfazer o nosso objetivo inicial, bem como refletir sobre o contributo da
análise de necessidades como estratégia ao serviço da formação contínua, na
medida que se constitui como orientação das decisões a tomar para a planificação,
desenvolvimento e avaliação de programas de formação, ajudando o professor a
definir e a concretizar o seu projeto profissional, em direta articulação com as
condições reais de trabalho. This work focused on the study of English teachers training needs of the
English Curriculum Enrichment Activities. We seek through the subjective world of
difficulties experienced, wishes and interests of change and development of seven
English teachers. We also search for the teachers representation about Curriculum
Enrichment Activities and about the training they received and desired in this area.
We developed this study of qualitative nature and, as methodological basis for
data collection, we used the semi directive interview with seven teachers from
Lisbon, who teach English in the Curriculum Enrichment Activities.
The results we got in this study revealed problem areas experienced by these
teachers in their professional activities. This allowed us to meet our initial goal and
reflected the contribution of analysis of needs as a strategy for continuous training. It
also constitutes a guide of decisions for planification, development and evaluation of
training programmes, helping teachers to define and achieve their professional
design, according with their real working conditions.