Author(s):
Ponte, João Pedro da
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3008
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Gestão curricular; Curriculum management; Tarefa; Tasks; Matemática; Mathematics; Mathematics Teaching; Ensino da Matemática
Description
A gestão curricular realizada pelo professor implica uma (re)construção do currículo, tendo em
conta os seus alunos e as suas condições de trabalho. Esta gestão curricular assenta, de modo central, em
dois elementos. Um deles é a criação de tarefas, a partir das quais os alunos se possam envolver em
actividades matematicamente ricas e produtivas. As tarefas podem ser de muitos tipos, umas mais
desafiantes outras mais acessíveis, umas mais abertas outras mais fechadas, umas referentes a contextos
da realidade outras formuladas em termos puramente matemáticos. Este artigo analisa a diversidade de
tarefas que o professor de Matemática pode propor aos seus alunos, dando especial atenção aos
problemas, exercícios, investigações, actividades de exploração e projectos. O outro elemento central da
gestão curricular é a estratégia posta em prática pelo professor. Uma estratégia de ensino envolve
usualmente diferentes tipos de tarefa, articuladas entre si. Um único tipo de tarefa dificilmente atingirá
todos os objectivos curriculares valorizados pelo professor. Por isso, usualmente ele procura variar as
tarefas, escolhendo-as em função dos acontecimentos e da resposta que vai obtendo dos alunos. O artigo
aborda também a questão das estratégias de ensino, dando especial atenção a um dos níveis fundamentais
deste processo – a planificação de unidades didácticas. Neste ponto, propõe uma distinção entre duas
estratégias fundamentais, o ensino directo e o ensino-aprendizagem exploratório, procurando salientar os
seus aspectos mais contrastantes. Analisa, igualmente, os diversos factores que influenciam a planificação
de unidades didácticas e o modo como se processa a gestão curricular ao nível da sala de aula.