Detalhes do Documento

Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2984

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de Professores; Teacher Education; Didáctica; Didactics; Conhecimento profissional; Professional knowledge; Teaching; Ensino


Descrição
Os professores não podem exercer o seu papel com competência e qualidade sem uma formação adequada para leccionar as disciplinas ou saberes de que estão incumbidos, sem um conjunto básico de conhecimentos e capacidades profissionais orientados para a sua prática lectiva. Não negando a importância das outras vertentes da formação, há que continuar a valorizar a formação didáctica, que apoia o ensino de saberes específicos. É importante fazê-lo de modo convergente com os restantes domínios e objectivos da formação e com o que se sabe acerca do desenvolvimento profissional dos professores. Argumento que investigar na sua prática lectiva – usando os quadros teóricos e ferramentas de análise proporcionadas pela Didáctica – é uma parte essencial do trabalho de formação, tanto inicial como contínua. Ilustro as minhas ideias com alguns exemplos relativos à formação de professores de Matemática mas a mesma perspectiva pode aplicar-se, com reduzidas alterações, à grande maioria das áreas disciplinares dos ensinos básico e secundário.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia