Autor(es):
Ponte, João Pedro da
; Serrazina, Maria de Lurdes
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2983
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Professional practice; Prática profissional; Task; Tarefa; Educational material; Material didáctico; Classroom communication; Comunicação na sala de aula; Curriculum management; Gestão curricular; Assessment; Avaliação; Collaboration; Colaboração; Teacher education; Formação de professores
Descrição
Este artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais
dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii)
comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São
passados em revista o relatório Matemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas de qualidade
diferente?, o relatório nacional do TIMSS sobre contextos de aprendizagem, bem como outros estudos
quantitativos e qualitativos na sua maior parte realizados no âmbito de trabalhos académicos. Os estudos
considerados mostram que as práticas actuais dos professores são ainda predominantemente marcadas por
um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que pouco recorre a materiais para
além do quadro, giz e manual, prevalecendo uma comunicação unidireccional, uma preocupação sumativa
na avaliação, o estilo de trabalho individualista e a formação desligada das práticas lectivas. No entanto,
evidenciam-se sinais de novas práticas, envolvendo uma diversificação de tarefas, uma comunicação mais
partilhada, uma maior atenção aos aspectos formativos da avaliação e um reconhecimento do interesse da
colaboração profissional, aspectos que são, de resto, bem visíveis em alguns dos estudos naturalísticos
realizados. O artigo conclui pela necessidade de se realizarem novos estudos, que permitam traçar um
quadro mais nítido da situação e compreender quais os factores que para ela contribuem e que podem ou
não facilitar a respectiva mudança. This article analyses results of studies carried out in Portugal about professional practices of
mathematics teachers in different fields: (i) tasks proposed, (ii) materials used, (iii) classroom
communication, (iv) curriculum management, (v) evaluation, (vi) collaboration, and (vii) teacher
education. This article reviews the report Matemática 2001, the study Resultados diferentes, escolas de
qualidade diferente?, the national report of TIMSS about learning contexts, as well as other quantitative
and qualitative studies most of which carried out for academic degrees. The studies analyzed show that
current teachers’ practices are yet marked mainly by an expositive teaching style, based on solving
exercises and using almost no materials besides blackboard, chalk and textbook, prevailing an
unidirectional communication, a summative concern in evaluation, an individualist way of work and
teacher education disconnected from classroom practices. However, there is evidence of new practices,
involving a diversification of tasks, more shared communication, more attention to formative aspects of
evaluation and recognition of the interest of professional collaboration. These aspects are well noted in
some naturalistic studies carried out. The article ends with the recommendation that new studies should
be carried out, providing a clearer picture of the situation and an understanding of the factors that
contribute to it and that may or may not facilitate the corresponding change.