Detalhes do Documento

Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico

Autor(es): Miranda, Guilhermina Lobato cv logo 1

Data: 1995

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2807

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Computadores; Ensino; Linguagem Logo; Resultados investigação; Ciência cognitiva


Descrição
Neste artigo faz-se um balanço da utilização da linguagem Logo na educação e perspectiva-se o seu futuro no âmbito da informática escolar, dando particular atenção aos trabalhos desenvolvidos no nosso país. Partindo de uma descrição genérica da utilização dos computadores na educação e dos dois principais paradigmas de investigação na actual ciência cognitiva - o 'cognitivismo clássico' e o 'conexionismo' - a autora descreve a especificidade desta linguagem de programação face a outros tipos de software educativo. Analisa, finalmente, os efeitos contrastantes, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, referidos nas investigações realizadas nos últimos anos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia