Document details

O artvertising na exteriorização do paradigma da construção pessoal de signific...

Author(s): Santos, Luis Filipe Gama Proença Veríssimo cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2038

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Arte; Publicidade; Comunicação; Museologia


Description
Tese de mestrado em Estudos Curatoriais, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2006 The purpose of this essay consists in an attempt to account for the phenomenon of communication at the service of art which is already a reality but still unadopted by the curatorship agents. It is all about artvertising, an art communication project aimed at building meaningful bridges with the individual. The present thesis suggests the implementation of the assets of the meaningmaking Constructivist paradigm theory outside of the museum or art exhibition sites itself, producing the effect of contemporary art: summoning meanings, providing “intense intentions”, assisting in the emergence of autonomous free minds. O objectivo deste trabalho consiste em dar conta de um fenómeno de comunicação ao serviço da arte, que existe, mas que ainda não foi adoptado em consciência pelos agentes da curadoria. Trata-se do artvertising, um projecto de comunicação de arte, que se interessa por estabelecer pontes de significado com o indivíduo. O presente trabalho propõe a aplicação das qualidades da teoria Construtivista – do paradigma “meaning-making” – para o exterior do espaço museológico ou expositivo, produzindo o efeito da arte contemporânea: convocar significados, proporcionar “intense intentions”, contribuir para gerar consciências autónomas e livres.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Cristina Azevedo, 1956-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU