Autor(es):
Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/1854
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da física; Ensino da química; Formação de professores; Ensino básico; Teses de doutoramento
Descrição
Tese de doutoramento, Educação (Didáctica das Ciências), 2010, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação Com este estudo, pretendeu-se conhecer o impacte de um plano deformação, que visa promover o uso de actividades de investigação, nas concepções de ensino de professores de Física e Química. Procurou-se identificar mudanças que ocorreram nas suas concepções após o envolvimentona formação, descrever potencialidades do trabalho colaborativo durante o planeamento e construção de um conjunto actividades de investigação, caracterizar as dificuldades que os professores encontraram durante a suaimplementação, e analisar as suas interpretações relativamente às ideias manifestadas pelos alunos sobre as actividades de investigação. Neste trabalho,foi usada uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativacom orientação interpretativa, tendo participado seis professoras de Física eQuímica do Ensino Básico, distribuídas por cinco escolas pertencentes à regiãoda Grande Lisboa. Usaram-se vários instrumentos de recolha de dados:observação naturalista, entrevistas e documentos escritos. Na análise de dados,utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até àsaturação das categorias. Os resultados revelaram a existência de mudanças deconcepções de ensino relativamente ao aluno e aprendizagem, professor eensino, disciplina científica de ensino, e contexto de ensino. As professorasatribuíram várias potencialidades ao trabalho colaborativo, nomeadamente aouso da teoria na prática, à elaboração de actividades de investigação e à suaorganização na sala de aula. As professoras mostraram dificuldades na adopçãode um novo papel na sala de aula, na retroacção dada aos alunos, na gestão decomportamentos disruptivos, na duração das actividades e na gestão domaterial. Ao reflectirem sobre as ideias manifestadas pelos seus alunos,reconheceram a importância de mudar as suas práticas e
introduzir actividadesde investigação. O plano de formação seguido, por valorizar processos investigativos, pode constituir um modelo para a formação de professores.