Author(s):
Silva, Preciosa, 1965-
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/1853
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Organização curricular; Práticas pedagógicas; Ensino básico (1º ciclo); Teses de doutoramento
Description
Tese de doutoramento, Educação (Didáctica das Ciências), 2010, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação Este estudo centra-se no ensino-aprendizagem das ciências do primeiro ciclo do EnsinoBásico. Tem como objectivo analisar de que modo o discurso pedagógico oficial, aproficiência científica e as ideologias poderão influenciar a prática pedagógica deprofessores que aplicam, nas suas aulas, materiais curriculares estruturados com baseem resultados de investigação, sem terem recebido formação específica nesse sentido.Foi também objectivo deste estudo analisar as implicações que essa prática poderá terna aprendizagem científica de alunos socialmente diferenciados.Os sujeitos do estudo foram duas turmas de alunos do 1º ano de escolaridade erespectivos professores. A aprendizagem dos alunos, em termos de competências econhecimentos científicos, foi apreciada através da sua orientação específica decodificação e de testes de avaliação. Seguiu-se uma metodologia mista, ao longo dasvárias fases do estudo.Os resultados mostram que os professores não foram igualmente capazes deimplementar uma prática pedagógica que traduzisse os princípios subjacentes aosmateriais, recontextualizando esses princípios em sentidos diferentes - um no sentidodos princípios do modelo que orientou a estrutura dos materiais e o outro em sentidocontrário.As análises sugerem que essa recontextualização foi, simultaneamente, consequência daproficiência científica dos professores e da sua identificação com os princípiospedagógicos e ideológicos subjacentes aos materiais curriculares.A análise da relação entre a prática pedagógica dos professores e a aprendizagemcientífica dos alunos evidenciou que o efeito da prática pode superar o efeito de classesocial, quando o professor possui princípios semelhantes aos princípios dos materiaiscurriculares utilizados.O estudo mostra que, mesmo quando os materiais curriculares são estruturados deacordo com
princípios pedagógicos que a investigação tem vindo a mostrar quepossuem o potencial para melhorar a aprendizagem dos alunos, os professores podemnão conseguir ler a mensagem que eles contêm, nem aproveitar a ajuda que eles podemdar. O estudo sublinha, assim, a importância da formação de professores na optimizaçãoda mensagem contida nos materiais curriculares. The study is centred on science primary education. It intends to analyse how official pedagogic discourse and teachers´ scientific proficiency and ideologies may influence the pedagogic practice of teachers who apply in their classroom curriculum materials structured on the basis of research results, without having received a specific education to that end. The implications that such practice may have on scientific learning of socially differentiated children was another objective of the study. Children of two first year primary school classes and respective teachers were the subjects of the study. Children´s learning in terms of scientific knowledge and competences was measured through their specific coding orientation and through school tests. A mixed methodology was followed. The results suggest that teachers were differentially able to use curriculum materials by developing a pedagogic practice that follows the underlying principles of the materials. Teachers recontextualized these principles in different directions – one in the direction of the principles contained in the theoretical model that guided the structuring of materials and the other in the opposite direction. The analysis suggests that recontextualizing processes are a consequence of both teachers scientific proficiency and their identification with the pedagogical and ideological principles underlying curriculum materials. The analysis of the relation between teacher’s pedagogic practice and children´s scientific learning evidenced that the effect of the practice may overcome the effect of social class when the teacher possesses principles similar to principles of the curriculum materials experimented. The study shows that even when curriculum materials are structured in terms of the pedagogical principles that research has being shown to have the potential to improve children´s learning,
teachers may be unable to read the message they contain and to take advantage of the help they may constitute to their practice. The study highlights therefore the importance of teacher education in the optimization of the message contained in curriculum materials.
Document Type
Doctoral Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Morais, Ana Maria, 1939-; Neves, Isabel Pestana, 1944-