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Itinerários profissionais de professores no Brasil e em Portugal: redes de inte...

Autor(es): Xavier, Libânia Nacif cv logo 1 ; Mogarro, Maria João cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/12315

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Escola Nova


Descrição
O artigo resulta de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Capes-Grices e aborda os processos de circulação e apropriação de modelos pedagógicos a partir do cruzamento de itinerários profissionais de professores dedicados à formação e qualificação docente no espaço Brasil-Portugal. A investigação foi construída em torno da análise dos contactos culturais e profissionais que se detectam entre professores/autores brasileiros e portugueses e que tornaram possível (re)leituras das obras que eles produziram, constituindo uma rede de intercâmbios entre um e outro lado do Atlântico. O cruzamento dos itinerários profissionais desses educadores demonstrou as áreas de aproximação e os pontos de distanciamento entre eles, favorecendo, dessa forma, matizar os modos de apropriação das culturas pedagógicas, dos conhecimentos, das propostas e projetos ligados ao ensino e à formação de professores vigentes no contexto em tela. Palavras-chave: história da educação, redes de intercâmbio, culturas pedagógicas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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