Detalhes do Documento

Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)

Autor(es): Mogarro, Maria João cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/12308

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Modernização Pedagógica; Escola Graduada; Cultura Material; Portugal


Descrição
A modernização pedagógica que se verifica nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX teve a sua expressão em Portugal nos discursos, projectos e legislação que foram produzidos por políticos, pedagogos, professores e inspectores. A partir de 1864, foi defendida a expansão da rede de ensino, a organização dos espaços educativos e uma nova arquitectura escolar, assim como a necessidade de mobiliário adequado e material didáctico moderno. O aparecimento da escola graduada, as preocupações higienistas que marcam o discurso médico e pedagógico a partir de 1870, as carteiras adaptadas ao corpo dos escolares, as colecções de materiais tecnologicamente avançados, a defesa dos métodos activos, foram alguns dos principais temas com que se teceram as propostas nacionais de modernização, a par do que acontecia nos países considerados mais desenvolvidos. Mas a realidade das escolas portuguesas públicas, em geral, resistiu num patamar de assinalável desolação. No entanto, o município de Lisboa concretizou, durante a fase de descentralização do ensino, um conjunto de iniciativas de grande significado, que marcaram a afirmação da escola pública e a modernização pedagógica em Portugal.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia