Autor(es):
Marques, Ana Rita da Graça
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10924
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino artístico; Disrupção escolar; Envolvimento dos alunos; Teses de mestrado - 2014
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 O estudo do “Envolvimento dos Alunos na Escola” (EAE) tem sido sobretudo de
natureza teórica, observando-se falta de estudos de intervenção para a sua promoção.
Este estudo visa investigar os efeitos da utilização de um programa de intervenção
com o Modelo Comunicacional Eclético (MCE), no envolvimento dos alunos na escola
(EAE). Após terem recebido formação no MCE, procedeu-se à sua aplicação, por uma
professora e uma psicóloga escolar, na relação com alunos do 6º e do 7º ano de
escolaridade, de uma escola de ensino artístico vocacional, do concelho de Cascais.
Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula, através de um inquérito que
incluiu a “Escala de Disrupção Escolar Professada”, EDEP (Veiga, 2011) e o
questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional”,
EAE-E4D (Veiga, 2013). Os resultados nas referidas escalas foram recolhidos antes e
após a implementação do programa. A intervenção teve a duração aproximada de 17
semanas de aulas, em 30 alunos participantes. Partiu-se da suposição inicial de a
intervenção conduzisse à existência de diferenças estatisticamente significativas entre
a situação de pré-teste e de pós-teste, com melhoria do envolvimento dos alunos. No
entanto, tal não se verificou, admitindo-se que, caso a intervenção não tivesse
ocorrido, o comportamento dos alunos poderia ser menos adequado. No seu conjunto,
os elementos apresentados relevam a importância de aprofundar o conhecimento dos
fatores que explicam a variância do EAE e de neles intervir com programas de
natureza psicoeducacional, centrados em competências de comunicação interpessoal. The study of the "Student Engagement in School" (EAE) has been mainly
theoretical in nature, observing the lack of intervention studies to promote it. This study
aimed to investigate the effects of using an intervention program with Eclectic
Communicational Model (MCE), the engagement of students in school (EAE). After
having received training in MCE, it was administered by a teacher and a school
psychologist, in their relationship with students in the 6th and 7th grade, in a school of
vocational arts education, in Cascais. Data were collected in the context of the
classroom, through a survey that included the "Scale Disruption School professed",
EDEP (Veiga, 2011) and the questionnaire " Engagement Students in School: A Scale
Quadri-dimensional", EAE - E4D (Veiga, 2013). The results in these scales were
collected before and after implementation of the program. The intervention lasted
approximately 17 weeks of classes, attended by 30 students. We started from the initial
assumption that the intervention would lead to the existence of statistically significant
differences between the situation of pre-test and post-test, with improvement of student
engagement. However, this did not happen, assuming that if the intervention had not
occurred, the behaviour of the students could be less appropriate. Taken together, the
evidence presented reveals the importance of deepening the knowledge of the factors
that explain the variance of EAE and act on them with psycho- educational nature
programs, focusing on interpersonal communication skills.