Autor(es):
Garcia, Pedro Miguel Alcântara
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10723
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): E-learning; Ensino superior - Portugal; Rendimento dos alunos; Tecnologias da informação e da comunicação; Teses de mestrado - 2014
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 A presente investigação assume como questão central determinar em que medida existe
associação entre os índices de participação online e os resultados académicos, num
curso superior realizado totalmente à distância. Aborda as características dos estudantes
do curso de Mestrado em Educação, especialização em TIC e Educação – regime à
distância da Universidade de Lisboa, do ano letivo de 2011/2012, e centra-se na análise
da relação entre índices de participação em fóruns de discussão online de apoio a
atividades de unidades curriculares obrigatórias e as respetivas classificações
académicas dos estudantes em causa. O estudo assume uma metodologia de
investigação quantitativa, operacionalizando-se através de métricas derivadas da
Análise de Redes Sociais, e apoia-se numa revisão da literatura onde se identifica uma
persistente necessidade de clarificar a existência de benefícios associados à
comunicação online no sucesso académico dos estudantes em cursos à distância. As
conclusões obtidas suportam a existência de relação entre melhores resultados
académicos e uma maior participação nos fóruns de discussão online, reconhecendo-se
uma correlação positiva entre o número de participações online e a performance
académica, principalmente no que concerne à endocentralidade dos sujeitos. This study focuses on the analysis of the relationship between online participation and
academic achievement, in a totally online higher education degree. It addresses the
characteristics of the students attending a Master in Education, specialization in ICT and
Education – distance learning, of the University of Lisbon between 2011 and 2012, and
centres itself on the analysis of the relationship between online participation indicators,
related to the support forums of mandatory curricular units, and the corresponding
academic results. The research undertakes a quantitative methodology approach, with
an emphasis in Social Network Analysis, and is backed up by a literary revision
demonstrating the persistent need for clarification of the significance of online
communication for a successful distance learning academic achievement. Conclusions
support the presence of an association between higher academic results and greater
visibility on online discussion forums, through a positive correlation between the
number of online contributions and academic achievement, mainly when considering
the students’ indegree centrality.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-