Detalhes do Documento

Participação online e resultados académicos : análise da sua associação num cur...

Autor(es): Garcia, Pedro Miguel Alcântara cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10723

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): E-learning; Ensino superior - Portugal; Rendimento dos alunos; Tecnologias da informação e da comunicação; Teses de mestrado - 2014


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 A presente investigação assume como questão central determinar em que medida existe associação entre os índices de participação online e os resultados académicos, num curso superior realizado totalmente à distância. Aborda as características dos estudantes do curso de Mestrado em Educação, especialização em TIC e Educação – regime à distância da Universidade de Lisboa, do ano letivo de 2011/2012, e centra-se na análise da relação entre índices de participação em fóruns de discussão online de apoio a atividades de unidades curriculares obrigatórias e as respetivas classificações académicas dos estudantes em causa. O estudo assume uma metodologia de investigação quantitativa, operacionalizando-se através de métricas derivadas da Análise de Redes Sociais, e apoia-se numa revisão da literatura onde se identifica uma persistente necessidade de clarificar a existência de benefícios associados à comunicação online no sucesso académico dos estudantes em cursos à distância. As conclusões obtidas suportam a existência de relação entre melhores resultados académicos e uma maior participação nos fóruns de discussão online, reconhecendo-se uma correlação positiva entre o número de participações online e a performance académica, principalmente no que concerne à endocentralidade dos sujeitos. This study focuses on the analysis of the relationship between online participation and academic achievement, in a totally online higher education degree. It addresses the characteristics of the students attending a Master in Education, specialization in ICT and Education – distance learning, of the University of Lisbon between 2011 and 2012, and centres itself on the analysis of the relationship between online participation indicators, related to the support forums of mandatory curricular units, and the corresponding academic results. The research undertakes a quantitative methodology approach, with an emphasis in Social Network Analysis, and is backed up by a literary revision demonstrating the persistent need for clarification of the significance of online communication for a successful distance learning academic achievement. Conclusions support the presence of an association between higher academic results and greater visibility on online discussion forums, through a positive correlation between the number of online contributions and academic achievement, mainly when considering the students’ indegree centrality.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia