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Dispersão da atividade docente:o poder do professor reflexivo crítico num conte...

Autor(es): Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves, 1964- cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10518

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Desenvolvimento profissional - Professores; Formação contínua de professores; Trabalho colaborativo; Investigação-acção; Teses de doutoramento - 2014


Descrição
Tese de doutoramento, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 A presente tese de doutoramento inscreve-se na vertente do desenvolvimento profissional e formação de professores experientes. O estudo, cuja metodologia se incluiu num paradigma qualitativo, de natureza interventiva, interpretativa e socioconstrutivista, focalizou-se na dispersão da atividade docente e suas facetas, tratando-se de um estudo de caso que se insere num trabalho mais vasto de investigação-ação da investigadora. Apostou-se numa metodologia de formação, promotora do trabalho colaborativo e reflexão crítica, como atenuadora dos efeitos negativos da fragmentação da atividade docente. O programa de formação implementado assentou no conceito de supervisão colaborativa de adultos experientes tendo desencadeado a construção de portefólios e o envolvimento dos professores em microprojectos de investigação-ação sobre problemas que os próprios identificaram na ação profissional. O enfoque temático decorreu da experiência quotidiana de ensino da investigadora e da constatação que a dispersão da atividade docente não tem sido aprofundada pelos investigadores em Ciências da Educação, como uma dimensão do exercício da profissão do professor valorizável e pertinente. No intuito de dar reposta à questão central de investigação, designadamente, será possível que práticas reflexivas críticas, desenvolvidas em contexto formativo colaborativo, possam atenuar as facetas negativas da dispersão docente?, estabeleceu-se um conjunto de objetivos para o estudo. Estes consistiram em identificar o que entendem os professores por dispersão da atividade docente; os aspetos positivos e negativos da dispersão; as relações entre uma metodologia de formação para o pensamento reflexivo crítico e o desenvolvimento de estratégias de atenuação da dispersão; e, de que modo uma abordagem de formação, de tipo colaborativo e construtivista, contribui para aumentar o desenvolvimento profissional dos participantes através de projetos de investigação-ação. Os resultados do estudo apontaram a importância de integrar a reflexão crítica sobre a problemática da dispersão docente, na formação de professores, pelo contributo que pode dar para a compreensão e atenuação da mesma. This PhD thesis relates to a dimension of professional development and experienced teachers‟ training. The study, which followed a qualitative-interpretative, intervening and socio constructivist, research paradigm, focused on teacher‟s work in dispersion and its facets, being a case study, which takes place within a vaster work of action research implemented by the researcher. A teachers‟ training strategy was set up in order to promote collaborative partnership and critical reflection being capable of mitigating the negative effects of teacher‟s fragmented activity. The selected training methodology was based on the supervision of experienced adults, triggering the production of portfolios and the commitment of teachers in their own action research projects, concerning problems identified in their professional activity. The topic relates to the researcher‟s experience in a daily teaching practice and of the fact that, in the context of Science Education research, the dispersion of teachers has been a neglected matter, which needs to be highlighted in its real dimension. In order to answer the research problem, namely, could it be possible that critical reflection practices, built up in a collaborative training context, alleviate the negative facets of teachers‟ dispersion?, some research objectives were set. These consist of identifying what the dispersion of teachers‟ activity is; the positive and negative aspects of dispersion; the relationship between an instructional approach, that developed critical reflective thinking, and the development of strategies which lessen the dispersion of professional activities; and, the way in which a teacher‟s training programme, centered in non-artificial collegiate relationships and in a collaborative, reflective and constructivist strategy, is capable of improving the participants‟ professional development through action research projects. The results of the study raised the relevance of integrating critical reflection, in teachers‟ training courses, since critical reflection can moderate the dispersion of teacher‟s activity and contribute to its understanding.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Salema, Maria Helena, 1943-
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