Document details

Criatividade e autoconceito em estudantes do ensino superior

Author(s): Tagarro, Marta cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10139

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Criatividade; Autoconceito; Ensino Superior


Description
O estudante do ensino superior normalmente encontra-se entre os 18 e os 25 anos transitando do final da adolescência para o início da vida adulta durante o período em que se encontra a efetuar os seus estudos. O ingresso no ensino superior pressupõe algumas mudanças de vida por parte do estudante, por vezes há uma saída da casa da família nuclear e uma mudança de cidade, o que pressupõe uma reintegração a nível social (Heath, 1968; 1980). Também o facto de se ser integrado no mundo académico onde circulam novas ideias e vivências faz com que o jovem seja estimulado cognitiva e afetivamente e com que a sua motivação para a aprendizagem seja estimulada (Sanford, 1966; 1968). A nível social, a integração com colegas provenientes de diferentes zonas e culturas permitirá ao jovem uma maior abrangência de aprendizagens pessoais, sociais e cognitivas. Baskamp, Trautvetter e Ward (2006) afirmam que as instituições do ensino superior não devem dar somente importância ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, devem também estimular o seu desenvolvimento afetivo e social. Para que haja uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento afetivo dos jovens considerou-se pertinente relacionar o autoconceito com a criatividade, entendendo de um modo mais aprofundado em que estes conceitos se ligam e quais os fatores que os influenciam.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU