Detalhes do Documento

Comportamentos de vitimização na escola

Autor(es): Santos, Elisabete cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10136

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Vitimização; Relação entre pares; Bullying; Ano de Escolaridade


Descrição
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o comportamento de vitimização (bullying) recebida na escola em alunos do 4.º e do 6.º ano. Pretendeu-se averiguar a distribuição dos alunos pelos comportamentos de vitimização recebida e procedeu-se à sua análise em função do género e dos anos de escolaridade. A amostra foi constituída por 238 alunos do 4.º e 6.º anos de dois agrupamentos de escolas da área urbana de Lisboa. Na análise da dimensão de vitimização no bullying utilizou-se a adaptação portuguesa de “Peer Victimation Scale” (Veiga, 2007). Na análise dos resultados, foram detetadas diferenças no sentido esperado. Os resultados, na sua generalidade, conjugam-se com outros estudos realizados sobre esta temática. Esta investigação remete para a necessidade de novos estudos, analisando as dimensões do bullying, e sugere a realização de um estudo longitudinal com diferentes anos de escolaridade, bem como a implementação de um programa de intervenção na diminuição de tais comportamentos entre pares.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia