Detalhes do Documento

A virtualidade escolar dos dicionários.

Autor(es): Verdelho, Telmo cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/9072

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa


Descrição
A dicionarização de todo o conhecimento parece ser uma característica da nossa sociedade. A ordenação alfabética facilita o acumular da informação e presta acesso rápido e aberto para o seu ilimitado crescimento. O dicionário tornou-se um pressuposto quase civilizacional que se repercute nos métodos e conteúdos escolares e, de modo especial, no ensino da língua. Neste aspecto em particular, o dicionário é também um instrumento didáctico muito vantajoso para leccionar, exemplificar e exercitar a maior parte dos itens programados para a disciplina da língua materna, nos ensinos básico e secundário. Dictionarization of all fields of knowledge appears to be a trait of contemporary society. Alphabetic organization enables practical storage of information and quick, open access to its unlimited growth. The dictionary has become a nearly civilizational given, which is reflected on schooling methods and contents and, in particular, on language teaching. In this respect, the dictionary is also a valuable resource for didactics as a tool to teach, illustrate and practice most contents of the syllabuses of mother tongue courses both at preparatory and secondary levels.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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