Author(s):
Sousa, Fernando Valentim Ferreira de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/15006
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): (in)disciplina; Profissionalidade; Liderança; Tradicional/ativo; Motivação; Reflexividade; Relação Pedagógica; Ética; (In)discipline; Professionalism; Leadership; Traditional / active; Motivation; Reflectivity; Pedagogical Relationship; Ethics
Description
necessário à persecução da nossa missão – ser professor no século XXI. No presente relatório reflexivo e teoricamente fundamentado elegemos como questão para a reflexão a (in)disciplina, a partir das vivências na sala de aula de História.
Contextualizado o percurso e experiência profissional, refletimos sobre marcos teóricos que fundamentam as situações de indisciplina na nossa contemporaneidade. Conjuntamente, abordamos as metodologias adequadas a uma eficiente gestão do espaço da sala de aula, pondo em confronto duas didáticas: tradicional e ativa.
A missão de ser professor enfrenta diversos dilemas, como é o exemplo da manutenção da disciplina na sala de aula. Por isso, torna-se necessário refletir sobre esta questão, analisando situações menos assertivas e modos de as prevenir e/ou equacionar. Com este propósito, efetuamos uma análise, por via da aplicação de um questionário aos alunos da nossa disciplina – História. A ideia foi identificar as causas percecionadas pelos nossos alunos como fatores impulsionadores de comportamentos menos assertivos.
Nesse horizonte é importante identificar cuidadosa e rigorosamente a causa e a natureza das situações de indisciplina. Obviar este tipo de situações tem sido (e ainda é), a grande preocupação das políticas educativas. Cabe ao professor estruturar o seu projeto curricular de turma de forma a motivar os alunos para a aprendizagem e assim, inibir o incumprimento das “boas regras de educação”.
Concluímos com a convicção que uma didática ativa, baseada no trabalho do aluno, com estimulo pela fantasia, com estratégias lúdicas de motivação, é em oposição a um modelo expositivo, com aulas monótonas e sem interesse para os alunos, fonte de prazer e logicamente cria um ambiente propício à inexistência de indisciplina. More than 20 years of carreer in teaching feed the practice of self- evaluation, so necessary for the prosecution of our mission- being a teacher the 21st century. This reflexive report, theoretically grounded, is about the (in)discipline observed in History lesson.
After contextualizing the route and professional experience, we have reflected on the theorical frameworks which substantiate the situations of indiscipline in our contemporaneity. Together, we have approached the appropriate methodologies for an efficient management of the classroom area, confronting two different didacticisms: the traditional and the active.
The mission of being a teacher faces different dilemmas, like maintaining the discipline in class. Therefore it is necessary to reflect on
this subject, analyzing less assertive situations in order to prevent and/ or question them. Having in mind this aim we have made a research based on questionairies answered by our students in the History lessons. The idea was to identify causes, pointed out by them, which give an impulse to those less assertive behaviours.
In this Horizon it is important to identify, strictly and carefully, the cause and the nature of those situations. Educational policies tend to turn these bahaviours obvious. The class teacher has to find strategies in order to motivate his/her students for learning and practicing good rules of education.
To conclude, we are convinced that with an active didactic, based on the students’ work, stimulated for the use of fantasy, with ludic motivational strategies can be the solution, in opposition to a less expositive and monotonous method, for a time with pleasure in class and logically an environment without bad behaviours.