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Os diagnósticos de Enfermagem em educação sexual em meio escolar- um estudo de ...

Autor(es): Melo, Pedro cv logo 1 ; Figueiredo, Maria Henriqueta cv logo 2 ; Borges, Elizabete cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14645

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Educação Sexual; Escola; Diagnóstico; Enfermagem


Descrição
A Educação Sexual em meio escolar encontra-se legislada em Portugal desde a década de 80. Em 2009 surge legislação específica que orienta para a sua implementação obrigatória pelas escolas, complementada por portaria específica que indica os conteúdos a desenvolver por ano lectivo. Estas orientações, exigem, para assegurar ganhos em saúde efectivos, uma articulação eficaz entre os serviços de saúde e os serviços educativos, para que, cumprindo a legislação em vigor, seja possível uma intervenção concertada que potencie indicadores de ganhos em saúde. Com este estudo de caso, acompanhamos a tomada de decisão clínica em enfermagem, no contexto da intervenção em saúde escolar, num projecto de educação para a sexualidade. Com o objectivo de identificar os diagnósticos de enfermagem formulados num projecto de educação para a sexualidade em meio escolar, desenvolvemos um estudo qualitativo com a utilização da análise documental como técnica, avaliando a documentação do enfermeiro de saúde escolar relativa aos diagnósticos de enfermagem num projecto desenvolvido no ano lectivo 2010/2011. Identificamos diagnósticos específicos para a população dos adolescentes, da família e dos professores, concluindo haver a possibilidade da integração das orientações legais na tomada de decisão clínica dos enfermeiros.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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