Detalhes do Documento

Need for touch – O impacto da informação háptica textual na interação de compra...

Autor(es): Rodrigues, Tomé cv logo 1 ; Silva, Susana Costa e cv logo 2 ; Lencastre, Paulo cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14620

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Necessidade; Tato; Toque; Informação; Háptica; Comportamento; Consumidor; Intenção; Compra; Online


Descrição
O tato é um dos sentidos mais importantes mas não pode ser usado quando se realizam compras através da Internet, o que pode limitar a intenção de compra online. Por outro lado, diferentes indivíduos manifestam diferentes necessidades de toque, sendo que é verdade que também há produtos em que a necessidade de toque que antecede a compra é maior do que noutros. Daqui resulta que nas vendas online de determinados produtos, é fundamental que, dada a impossibilidade de toque, as empresas procurem minimizar essa limitação de todas as formas possíveis, através de mecanismos que procuram simular a experiência de toque. Alguns destes mecanismos são, todavia, muito caros. Outros, porém, igualmente relevantes, têm custos insignificantes, com um resultado bastante relevante em termos de intenção de compra manifestada. Este estudo procura compreender de que forma é que descrições hands on produzidas por pessoas que tiveram contacto com o produto, permitem aumentar a probabilidade de compra online. Nesse sentido, foram formuladas e testadas hipóteses que levam à conclusão de que a informação háptica textual (descrição escrita) tem impacto positivo na perceção que é feita dos produtos, na intenção de compra online e permite ainda minimizar o problema da necessidade de toque para os consumidores mais recetivos à informação. Assim, a utilização deste tipo de informação na forma de descrições do produto cria valor para o consumidor, diferencia a empresa e torna-a mais transparente, podendo desta forma potenciar as suas vendas online.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia