Autor(es):
Rodrigues, Tomé
; Silva, Susana Costa e
; Lencastre, Paulo
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14620
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Necessidade; Tato; Toque; Informação; Háptica; Comportamento; Consumidor; Intenção; Compra; Online
Descrição
O tato é um dos sentidos mais importantes mas não pode ser usado quando se realizam
compras através da Internet, o que pode limitar a intenção de compra online. Por outro lado,
diferentes indivíduos manifestam diferentes necessidades de toque, sendo que é verdade que
também há produtos em que a necessidade de toque que antecede a compra é maior do que
noutros. Daqui resulta que nas vendas online de determinados produtos, é fundamental que,
dada a impossibilidade de toque, as empresas procurem minimizar essa limitação de todas as
formas possíveis, através de mecanismos que procuram simular a experiência de toque.
Alguns destes mecanismos são, todavia, muito caros. Outros, porém, igualmente relevantes,
têm custos insignificantes, com um resultado bastante relevante em termos de intenção de
compra manifestada.
Este estudo procura compreender de que forma é que descrições hands on produzidas por
pessoas que tiveram contacto com o produto, permitem aumentar a probabilidade de compra
online. Nesse sentido, foram formuladas e testadas hipóteses que levam à conclusão de que a
informação háptica textual (descrição escrita) tem impacto positivo na perceção que é feita
dos produtos, na intenção de compra online e permite ainda minimizar o problema da
necessidade de toque para os consumidores mais recetivos à informação. Assim, a utilização
deste tipo de informação na forma de descrições do produto cria valor para o consumidor,
diferencia a empresa e torna-a mais transparente, podendo desta forma potenciar as suas
vendas online.