Detalhes do Documento

Serão as marcas comerciais ou dos distribuidores mais valorizadas pelos consumi...

Autor(es): Ribeiro, Diana cv logo 1 ; Teixeira, Mário Sérgio cv logo 2 ; Souza-Monteiro, Diogo cv logo 3 ; Sottomayor, Miguel cv logo 4 ; Tibério, Manuel Luís cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14588

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Co-branding; Azeite; Marcas Coletivas e Consumidor


Descrição
A associação de marcas (ou Co-branding) ocorre quando duas ou mais marcas existentes são combinadas num mesmo produto, onde cada uma delas espera que o nome da outra fortaleça a preferência pela marca ou tenha como resultado a obtenção de um novo nicho de mercado. Cooperar para competir, nomeadamente através do Cobranding, é uma estratégia de uso generalizado nos dias de hoje, pelo que importa avaliar a sua utilidade em situações distintas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar a valorização dada pelos consumidores a azeites que associem (façam Co-branding de) uma ou mais marcas coletivas com marcas comerciais ou de supermercado, com base nas utilidades multiatributo inerentes aos resultados da experiência de escolha. Com base nos resultados da experiência de escolha realizada, com recurso ao método ACA (Adaptive Conjoint Analysis), verificamos que a associação de uma marca coletiva - DOP ou Agricultura Biológica - a uma marca comercial ou do supermercado/distribuidor reforça o seu valor, particularmente quando a marca coletiva associada é a marca DOP, sendo essa utilidade média para o consumidor ainda maior quando se associam ambas as marcas coletivas a uma das marcas comerciais ou de distribuidor.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia