Autor(es):
Ferreira, Cátia
; Tavares, Roger
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/13254
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): videojogos; jogar; jogo; sociedade; digital; rede
Descrição
A Videojogos 2012 - Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos foi organizada pela linha de investigação “Media, Technology, Contexts” do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV). A conferência teve lugar em Lisboa, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro 2012. A quinta Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos foi um evento multidisciplinar, que procurou reunir contribuições de diferentes áreas do conhecimento, desde a arte, desenho e narrativa de jogo, a aspectos da sua computação, bem como o estudo, a teorização e a reflexão crítica sobre as práticas e aplicações no mercado e na indústria. A presente publicação é o resultado da partilha de conhecimento que fez da Videojogos 2012 um evento especial. Neste volume, procurámos reunir não só os trabalhos de investigação apresentados nas sessões de artigos, mas também uma apresentação dos projetos que foram apresentados sob a forma de demos (demonstrações). Ao longo deste volume, são discutidas diferentes perspectivas para se analisar o fenómeno videojogos, entre as quais se destacam: usabilidade, computação, educação e aprendizagem, narrativa, indústria e impacto sociocultural. Tal como o evento, também esta publicação é composta por textos em português e em inglês.