Author(s):
Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/12082
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Description
A presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a
estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de
piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para
os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música.
Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995
implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e
da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta
problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de
entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente
começou a ser divulgada em Portugal.
Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma
alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas
individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início
da aprendizagem de piano.
A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de
estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo
de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do
ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do
ensino deste instrumento. This dissertation aims to contribute to the structuring, organisation and
clarification of a methodology for group piano teaching in a piano Teaching lab
environment for the 1st and 2nd grades of vocational music teaching.
Based on the systematisation of the pedagogical practice of the author, that
since 1995 implements this method of piano teaching at the Centro de Cultura
Musical, and the literature review one seeks to contribute to the enlightenment of
this issue that, although significantly developed in other countries, among which
stands out the United States of America, only recently began to be disclosed in
Portugal.
Therefore the goal is to analyse how this type of teaching is a viable and
advantageous alternative to the traditional model, materialised in individual
classes practiced in conservatories and schools of music, at the beginning of
piano learning.
The systematisation of references, resources and activities will therefore be
subject of study in order to clarify procedures and expectations. This process of
knowledge construction aims to show how an effective planning of teaching piano
in groups results in a true evolution in the pedagogy of piano teaching.