Author(s):
Sousa, Maria de Lurdes Capelo Miragaia de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/12012
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Educação Especial; Necessidades Educativas Especiais; Síndrome de Damp; Pedagogia de Waldorf; Antroposofia; Desenvolvimento Cognitivo e Motor; Special Education; Special Education Needs; DAMP Syndrome; Waldorf Education; Anthroposophy; Motor and Cognitive Skills
Description
O presente estudo na área de educação especial tem como objecto um aluno que
em termos clínicos enquadra os défices apresentados no síndrome de DAMP e que, no
ano de 2010-2011, frequentou em simultâneo o ensino regular e a pedagogia Waldorf.
O aluno manifestou, ao longo do seu percurso escolar, dificuldades de adaptação
e de aprendizagem em todas as áreas logo no primeiro ano de escolaridade. No decorrer
do 1º Ciclo integrou a Educação Especial e beneficiou de algumas das medidas
educativas previstas no Decreto-Lei 3/ 2008. Ao transitar para o 5º Ano, além das
medidas que já usufruía, foi-lhe adicionada a frequência de actividades ocupacionais em
parceria com a Casa Santa Isabel, visando o desenvolvimento de estratégias de
educação específicas da pedagogia Waldorf.
Decorrido o ano lectivo, apurámos uma relativa unanimidade no que diz respeito
às dificuldades apresentadas inicialmente pelo aluno e às suas melhorias, principalmente
ao nível da motricidade fina, integração pessoal/social e atenção/concentração.
Os resultados mostram que as actividades oferecidas pela pedagogia Waldorf
foram benéficas para o aluno, como forma de superação ainda que ligeira de algumas
das dificuldades que apresentava, embora o trabalho tenha acabado por ser
inconclusivo, atendendo à integração tardia do aluno nesta pedagogia e ao pouco tempo
em que nela esteve inserido. This study regarding special education has as subject matter a student who, in
clinical terms, exhibits all characteristics of DAMP syndrome and who throughout the
school year of 2010-2011 attended a regular school system as well as the Waldorf
education.
Throughout his educational path and during his first year the student experienced
adjustment and learning difficulties in all subjects. During the first cycle the student was
included in a special education program and benefited from all the educational measures
established by the decree- law 3/2008. During fifth grade, along with the measures
already set, he was also included in hands-on learning activities in a partnership with
Casa Santa Isabel, aiming to develop specific educational standards set by Waldorf
education.
At the end of the school year we were able to reach an unanimous evaluation of
the difficulties initially presented by the student as well as of his improvements as to
motor skills, personal/social integration and attention/ concentration.
The results show that all the activities offered by the Waldorf Education were
beneficial for the student and helped to improve, although scarcely, some of his
difficulties. The study ended inconclusive due to the late integration of the student in
this sort of education, as well as due to the short period of attendance in this activity.