Detalhes do Documento

Ser professor... de português : especificidades da formação dos professores de ...

Autor(es): Mira Leal, Susana cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/342

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Ensino do Português; Formação de Professores de Português


Descrição
Comunicação apresentada no X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2009, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar). Tem-se intensificado a discussão em torno dos desafios que se colocam ao professor no século XXI, e bem assim do seu perfil, conhecimentos e competências para fazer face a esses desafios. Tem-se relevado a este nível a importância de uma formação inicial e contínua capaz de promover, para além de conhecimentos e competências de natureza científica e pedagógica, a autonomia, a criatividade e a reflexão crítica, o espírito colaborativo, a abertura à pesquisa e à inovação, o empreendedorismo investigativo e a fluência tecnológica. Partilhando deste entendimento comum relativamente aos objectivos a assumir na formação de professores em geral, procuramos aqui reflectir sobre as singularidades de que se deve revestir a formação dos professores de Português, considerando a especificidade do seu ofício em face da especificidade da aula de Português e dos objectivos formativos que, em nosso entender, aquela deve hoje prosseguir.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia