Author(s):
Alonso, Luísa (Coordenadora)
; Sousa, Francisco
; Gonçalves, Lucília
; Medeiros, Conceição
; Carvalhinho, Cristina
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2492
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Currículo; Currículo Regional; Açores; Referencial Curricular; Educação Básica
Description
"[…]. Assim, como se advoga no Decreto Legislativo Regional n.º 21/2010/A, o CREB representa a continuação da aposta num currículo orientado para o desenvolvimento de competências, na linha das tendências internacionais, por um lado, e, por outro, na criação de condições para que o domínio dessas competências, por parte dos alunos, seja progressivamente melhorado. Numa lógica de escola inclusiva, fiel aos compromissos assumidos na Declaração de Salamanca, estas orientações têm de ser interpretadas à luz do princípio da maximização das oportunidades para que cada aluno, quaisquer que sejam as suas características, consiga tirar o máximo partido do seu potencial, desenvolvendo as competências ao nível mais elevado possível. A criação deste Referencial assenta, ainda, no pressuposto de que a escola básica, enquanto instituição social, possui três funções essenciais, que designamos como personalizadora, instrutiva/do conhecimento e socializadora. […]". (da Introdução)